Em busca de material para um trabalho, o João e a Juliana, alunos do Colégio Mário de Andrade, vieram até a Regional SP-Lapa da Seicho-No-Ie do Brasil para saber qual a posição da nossa entidade com relação ao pensamento positivo, tendo como referência o filme "O Segredo".
No dia 06/04/2007 enviei a seguinte mensagem ao grupo de discussão Seicho-No-Ie no Yahoo! sobre o filme "O Segredo" que tinha visto no cinema. Segue a íntegra da mensagem:
Olá pessoal, saudações.
Ontem fui ao cinema. Eu nem sabia mas do Espaço Unibanco na Rua Augusta tem uma promoção de quinta feira. O ingresso é apenas R$ 4,00 às quintas.
Que surpresa agradável :-)
Achei o filme maravilhosamente superficial. Muito bom. Recomendo. Na maior parte do filme é apresentada as Leis Mentais ou a Verdade Horizontal qual seja: o mundo é projeção da sua mente. No final há lampejos da Verdade Vertical: O Homem é Filho de Deus.
Tudo o que é ensinado no filme está em conformidade com o ensinamento da Seicho-No-Ie. Porém a Seicho-No-Ie aprofunda muito o que é ensinado no filme.
Logo no começo o segredo é revelado (trecho do filme):
"... a LEI DA ATRAÇÃO diz que semelhantes se atraem, tendo em vista que essa é uma lei que trabalha no nível do pensamento."
No livro A Verdade volume 9 às fls. 28 o mestre Masaharu Taniguchi escreve o
seguinte:
"... a vida é governada por uma lei muito simples: "os semelhantes se
atraem"."
Trecho do filme:
"E esse princípio pode ser resumido em quatro palavras simples: PENSAMENTOS SE TORNAM COISAS."
Livro A Verdade volume 9 às fls. 46 escrito pelo mestre Masaharu Taniguchi:
"O pensamento cria todas as coisas; aparece exatamente aquilo que foi pensado."
Mais a frente o mestre escreve:
"Infelizmente, a maioria das pessoas NÃO desenha em sua mente os aspectos de saúde, riqueza e felicidade que elas desejam."
Trecho do filme:
"Aqui temos um problema: muitas pessoas pensam naquilo que elas NÃO querem e se perguntam porque essas coisas aparecem repetidamente na vida delas."
Puxa... até parece que o roteiro do filme foi baseado nos livros da Seicho-No-Ie :-)
Interessante quando no filme menciona a gratidão:
"GRATIDÃO é definitivamente o caminho para trazer mais para a sua vida."
Livro A Verdade volume 9 às fls. 307 escrito pelo mestre Masaharu Taniguchi:
"Esse sentimento de gratidão é que irá ampliar a entrada das dádivas que já nos estão dadas."
Trecho do filme:
" Você é a "energia fonte". As pessoas trabalham para se manter bem fisicamente, mas o corpo lhe distrai e lhe faz se esquecer do que você realmente é. Você é um ser eterno, você é a força de Deus, você é o que você chama de Deus."
Na Sutra Sagrada Contínua Chuva de Néctar da Verdade está escrito o seguinte:
"Tu és filho de Deus,
o ser búdico,
o ser diamantino,
o ser indestrutível,
o ser inadoecível,
o ser eternamente feliz."
O filme corrobora muita coisa do que a Seicho-No-Ie ensina. Mas há a necessidade de aprofundarmos o estudo. Quando de fala de gratidão não podemos esquecer da "Revelação Divina da Grande Harmonia" que ensina "Mesmo que agradeças a Deus se não consegues agradecer a teus pais e prova de que não estás em conformidade com a Vontade de Deus".
Fico pensando também na Meditação Shinsokan. Ora, se no filme, há todo momento, se diz que tudo o que você pensa cria teu destino o que pensar da Meditação Shinsokan? Em boa parte do filme eu só pensava na Meditação Shinsokan. O ápice da Meditação Shinsokan é quando se alcança um alto grau de concentração mentalizando: "Já não sou eu quem vive. É Deus que aqui vive. Já não sou eu quem vive. É Deus que aqui vive. Já não sou eu quem vive. É Deus que aqui vive..."
O filme versou muito sobre a prosperidade e a riqueza. No livro A Verdade volume 9, às fls. 143, há, na minha opinião, uma das mais profundas interpretações sobre do que é riqueza:
"A riqueza é a concretização do amor de Deus".
"Por isso, a riqueza deve ter a natureza de eliminar os sofrimentos do homem e proporcionar-lhe alegrias".
Reverências
Sílvio Alaune
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário